Curiosidades

03/12/2010 07:05

Bruxismo não é bruxaria e afeta adultos e crianças, entenda!

O hábito de apertar e ranger os dentes durante o dia, ou mais comumente a noite, durante o sono, é denominado bruxismo. A principal causa disso está relacionada à cobrança diária da vida moderna, que, às vezes, gera ansiedade e estresse, mas pode estar ligado a fatores genéticos, a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, podendo ser observado em pacientes de todas as idades. As crianças que apresentam o ranger dos dentes, na maioria das vezes são crianças agitadas, ansiosas, à vezes medrosas, podem ter uma personalidade forte, não gostam de ser contrariadas, não sabem lidar muito bem com frustrações, são agitadas até na hora de dormir e não se entregam ao sono até ficarem exaustas, não conseguem exteriorizar e assimilar problemas escolares e familiares.

As placas miorrelaxantes são dispositivos inter-oclusais que representam uma boa maneira para lidar com o bruxismo. Não representam a cura, mas contribuem reduzindo o apertamento, rangimento, dores e protege os dentes evitando danos permanentes, sendo um recurso paleativo para o alívio dos sinais e sintomas. A aplicação de toxina botulínica (botox) na musculatura afetada também é muito eficiente, reduzindo a pressão, a dor e os danos causados pelo apertamento dentário, aliviando as dores e relaxando os músculos da face. Para o tratamento completo será imprescindível algum tipo de terapia que possa avaliar a qualidade de vida e os motivos e decorrências do stress que vem afetando o paciente. A tensão psicológica pode ser tratada por meio de psicoterapia, prática de esportes e exercícios de relaxamento.

O bruxismo pode provocar desgaste, amolecimento, lascas e trincas nos dentes, dores na face, na cabeça e no pescoço, restaurações dentárias quebradas e gerar nos casos mais graves problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula, podendo ainda levar a doenças como DTM (Disfunção da articulação temporo-mandibular). Ao observar qualquer um desses sinais e sintomas procure os profissionais da Center Bucal, tendo um diagnóstico precoce terá um benefício tanto ao nível dentário, como também em muitos casos psicológicos.


Titulo fixo

Redes Sociais

Fale com a gente

Dúvidas? Mande um e-mail ou
entre em contato pelos nossos telefones:
centerbucal@hotmail.com
(65) 3052-2870
(65) 3052-2521
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo