Curiosidades

03/12/2010 07:05

Siso: O dente do juízo.

Os dentes do siso são os terceiros molares e últimos dentes de cada lado da arcada. São os últimos dentes a nascer, normalmente entre os 16 e 20 anos de idade, e por esse motivo são popularmente conhecidos como “dentes do juízo”.

Com o aparecimento dos dentes do siso, vêm com eles muitos problemas: geralmente, nessa idade, todos os outros dentes já estão acomodados na boca e, assim, não há espaço suficiente para eles. Eles podem ficar presos no interior da gengiva, entre outros dentes ou no osso, podendo causar inchaço, dor e inflamações. Também é possível que eles erupcionem e empurrem os outros dentes, deslocando-os e causando outros problemas. Os dentes do siso que aparecem apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas, sendo necessário a retirada cirúrgica dos mesmos.

O ideal é retirar os dentes entre os 16 e 18 anos, dependendo do caso, pois é nessa idade que a raiz ainda está com ⅔ de formada, facilitando sua extração, porém, em outros casos, nessa idade o dente ainda está escondido e sem sinais de querer “nascer”, precisando adiar a remoção. Em casos que a retirada dos sisos não foi possível até os 18 anos, fica indicado que se remova antes dos 30 anos, pois depois dessa idade o dente calcifica e é mais difícil retirá-lo, além da tendência maior para outras doenças que surgem com a idade, como pressão alta e diabetes, que podem atrapalhar a cirurgia.

Os sisos podem ser retirados mesmo quando não há sinal visível deles na gengiva. Um dentista saberá diagnosticar por meio de radiografias panorâmicas, se é necessário ou se essa é a hora de extrair.Por se localizar num local difícil de manipular, a cirurgia é mais complexa do que as outras. Isso também porque pode nascer inclinado ou na horizontal, dificultando a remoção.

Os dentes do siso tinham como função manter uma mastigação, eles eram mais necessários porque os dentes permanentes que nasciam a partir dos 6 anos eram perdidos muito cedo pela ação de placas bacterianas e cáries. Hoje em dia, sua função original foi perdida, pois a perda precoce dos dentes é rara devido ao avanço da odontologia. Apesar de raro, algumas pessoas nascem com os sisos alinhados e sua retirada não é necessária, porém, é necessário visitar um dentista para saber suas condições e a melhor opção para evitar problemas como o siso permanecer dentro da gengiva e infeccionar, causando complicações sérias.


Titulo fixo

Redes Sociais

Fale com a gente

Dúvidas? Mande um e-mail ou
entre em contato pelos nossos telefones:
centerbucal@hotmail.com
(65) 3052-2870
(65) 3052-2521
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo