Orientação ao Paciente

11/11/2017 03:00

ESCLARECENDO TRATAMENTO DE CANAL

 

O QUE É TRATAMENTO DE CANAL?

O tratamento de canal nada mais é do que o tratamento da parte interna (polpa ou nervo) do dente. Ele consiste na remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.

 

COMO FICAM OS HÁBITOS DO DIA A DIA DURANTE E APÓS TRATAMENTO DE CANAL? O DENTE NECESSITA DE CUIDADOS?

O primeiro cuidado necessário é evitar a mastigação em cima do dente em tratamento para que ele fique em repouso, tendo uma regeneração mais rápida e também uma redução nas chances de ocorrer fratura na coroa, uma vez que o dente acaba perdendo parte da sua estrutura durante o tratamento, ficando um pouco mais fraco.

O segundo cuidado mais importante é realizar o tratamento restaurador (restauração/bloco/prótese fixa) o mais rápido possível para evitar a fratura da coroa e recontaminação do canal por microorganismos da saliva. Quando sair do atendimento com o dentista do tratamento de canal já deixe agendado seu retorno para o mais breve possível.

Além disso, é importante manter a higiene adequada e tomar corretamente as medicações quando prescritas por seu dentista.

Os pacientes com dentes que apresentam lesão óssea perirradicular (você saberá se houver, pois seu dentista irá orientá-lo) deverão marcar retornos de 6 em 6 meses para controle da lesão até que ela desapareça. Se essa lesão não diminuir ou não desaparecer no período de 2 anos, é recomendável que se repita o tratamento de canal ou faça uma cirurgia apical, para evitar a extração do dente.

 

O TRATAMENTO DE CANAL DÓI? PODE DOER O DENTE APÓS TRATAMENTO DE CANAL?

 A boa notícia é que o tratamento de canal não dói durante o procedimento devido bloqueio da sensibilidade local através de anestesia. Entretanto, pode causar incômodos e dores depois (principalmente na hora da mastigação), dependendo da intensidade da inflamação e/ou do grau de infecção. Nesses casos indicamos analgésicos comuns e caso a dor persista, o dentista poderá indicar outras medicações mais específicas, podendo ser anti-inflamatórios ou até mesmo antibióticos. Lembre-se que toda medicação precisa ser prescrita pelo seu dentista. Não arrisque em recomendações próprias ou de amigos. Cuide da saúde do seu sorriso!

 

EM QUANTAS SESSÕES É FEITO?

 A endodontia pode ser feita em apenas uma sessão, no entanto, se houver complicações, esse número pode aumentar. A quantidade de sessões pode variar de acordo, por exemplo, com o grau de inflamação e infecção do dente, com a complexidade anatômica e também com o grau de dificuldade que cada caso possa apresentar.

 

O QUE OCORRE SE EU NÃO FIZER O TRATAMENTO DE CANAL?

 Muito pode acontecer quando é preciso fazer o tratamento de canal, mas se foge do dentista. O dente que não é tratado endodonticamente, vira um foco de infecção no organismo do paciente, sendo muito perigoso quando não tratado e eliminado, pois a infecção pode cair na corrente sanguínea e o paciente pode ter sérios problemas sistêmicos. Vale lembrar que este processo pode evoluir para a formação de abscesso agudo, gerando grande edema facial. Este quadro infeccioso pode se tornar muito grave quando não se procura atendimento de urgência, podendo evoluir para angina, podendo gerar dificuldades respiratórias com possível obstrução total das vias aéreas.

 

PODE SER PRECISO TRATAR NOVAMENTE UM DENTE JÁ TRATADO CANAL?

 Ao fazer a endodontia em um dente, o mais comum é que ele esteja curado e não seja mais preciso mexer nele, mas existem inúmeras situações que levam a necessidade de um retratamento. Alguns deles são:

  • Persistência da sintomatologia (dor/sensibilidade);
  • Perpetuação de um processo patológico evidenciado no periápice (lesão que não regrediu ou aumentou);
  • Surgimento de uma lesão onde antes não existia;
  • Por dificuldades encontradas anteriormente durante a condução do tratamento devido anatomia ou intercorrência;
  • Recontaminação devido uma cárie profunda ou a perda ou fratura da restauração.

CASO ESSAS INFORMAÇÕES NÃO TENHAM ESCLARECIDO SUAS DÚVIDAS MANDE-NOS UM EMAIL COM SEU CONTATO QUE RETORNAREMOS O MAIS BREVE POSSÍVEL.

 


Titulo fixo

Redes Sociais

Fale com a gente

Dúvidas? Mande um e-mail ou
entre em contato pelos nossos telefones:
centerbucal@hotmail.com
(65) 3052-2870
(65) 3052-2521
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo